quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

LIVRO: O Homem que Calculava



Autor: Malba Tahan
N° de páginas: 300
Editora: Record




Sinopse
As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

Narrado pelo personagem secundário, Hank-Tade-Maiá, que por acaso encontra Beremiz no deserto e após ouvir sua história o acompanha até Bagdá. Logo no começo Beremiz já soluciona um problema de três irmãos, que tinham 35 camelos e precisavam dividir entre eles, deixando todos muito surpresos e admirados com as habilidades do calculista.
Beremiz conseguia também saber, com precisão, quantos pássaros estavam voando quando passavam por ele e até mesmo quantas folhas haviam em uma árvore.

Esse é um livro muito, muito bom. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro até uma professora minha mandar a sala lê-lo, e isso não me agradou pois achava que seria uma leitura entediante e envolvendo um monte de fórmulas matemáticas. Me enganei. A história se passa na antiga Arábia e nós conhecemos um pouco da cultura e expressões do povo árabe, que são explicadas no rodapé das páginas. Ao longo da história Beremiz soluciona problemas de todo tipo, como ter de descobrir a cor dos olhos de cinco escravas, quais tinham olhos pretos e quais tinham olhos azuis. 
A cada capítulo parece um conto, uma história diferente , mas mantém uma sequência. Havendo sempre algum problema a ser resolvido, a parte boa é que na verdade as soluções não passam de raciocínio lógico e de uma forma genial, assim não é necessário entender fórmulas e fazer um milhão de contas deixando a matemática, acredite, até mais divertida.
Além disso ainda há um romance na história e o livro também pode-se dizer que tem um lado um pouco filosófico e o faz refletir algumas vezes. Enfim eu super indico a leitura, é diferente do que estou acostumada a ler e eu adorei.

*Malba Tahan é um pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, é brasileiro e professor de matemática, já escreveu mais de 15 livros que fala sobre os costumes e o povo árabe sempre com um clima de aventura e romances.


~Jess~

Nenhum comentário:

Postar um comentário